Orixá Pomba Gira na Umbanda

Na Umbanda, Pombagira é considerada um Orixá! Ela exala emoção e vitalidade, sendo também uma entidade espiritual que se manifesta através dos médiuns nos Terreiros.

Com o tempo, Pombagira alcançou um status semelhante ao de Exu, levando muitos a chamá-la de Exu Feminino. Inicialmente, ela atuava como guia de trabalho nos Terreiros, construindo um arquétipo forte e poderoso na luta contra o machismo da sociedade.

O nome Pombagira deriva de uma corruptela do nome Mpambu Njila, um Nkice (Inquice) Bantu. Esse nome foi adaptado no Brasil, passando por variações como Pambu Bjila, Bombogira e, finalmente, Pombagira.

O arquétipo feminino que Pombagira representa é livre de normas sociais, simbolizando liberdade, provocação e sugestão. Ela nos ensina a força e a firmeza dos objetivos, além de um desejo ardente pela vida, que deve ser perseguido com entusiasmo e vitalidade.

Não há dúvida: ela ouve as opiniões de todos com uma atitude compreensiva. Neste aspecto, é incomparável, e ninguém nega seus conselhos e ajuda. Sua desenvoltura e poder fascinam até as pessoas mais introvertidas, que abrem seus corações e compartilham suas necessidades com ela.

Isso faz com que a autoestima e a busca pela realização pessoal ganhem importância para todos, promovendo coragem e confiança. Pombagira é um dos mistérios do nosso criador divino, administrando a sexualidade feminina, como revelado pelo escritor Rubens Saraceni através de seu mentor Pai Benedito de Aruanda.

A irradiação deste Orixá Maior continuará a seguir as mesmas diretrizes de trabalho, com características e ensinamentos consistentes. Além disso, Pombagira lida com a sombra que todos possuímos, seja consciente ou inconscientemente. Ela expõe nossos desejos mais profundos, bem como nossas deficiências e repugnâncias, agindo sobre eles para restaurar o equilíbrio espiritual.

Ao orar e apelar para a Orixá Pombagira, saiba que ela irá ajudar, mas também revelará seus erros e medos. Em suma, trabalhará no seu íntimo, sem julgamentos e sem culpas. Para ela, você é você, sem hipocrisia. Ao se observar, você pode descobrir oportunidades de correção e melhoria. O caminho a seguir depende de você!

Segundo Rubens Saraceni:

“Amem-na e respeitem-na aqueles que entendem que o arquétipo é libertador da feminilidade tão reprimida em nossa sociedade patriarcal, onde a mulher ainda é vista e tida para a cama e a mesa.”

Este poderoso arquétipo destruiu muitos falsos moralismos, libertou seres da hipocrisia e demonstrou que a vontade é a mãe da realização.

Na Umbanda, Pombagira será sempre a orientadora, conselheira e motivadora da vida, de suas belezas e delícias, além da imensa vontade de viver!

Relações

  • Irradiação: Estímulo
  • Campo de atuação: Estimulador e Motivador
  • Elementos: Atua à Esquerda nos Sete Sentidos da Vida
  • Cores: Vermelho ou bicolor vermelho/preto
  • Data comemorativa: 8 de março
  • Dia da semana: Segunda-feira
  • Sincretismo: Não há

 

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados

error: Content is protected !!
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?