Obaluayê é a divindade que ocupa o Trono da Evolução e Decantação, juntamente com Nanã Buruquê.
Este Orixá simboliza e irradia a vibração divina que impulsiona a evolução contínua de todos os seres.
Enquanto morrer é associado a Omolu, a transição é regida por Obaluayê. Essa passagem reduz o espírito até que ele possa “renascer” em outro corpo, começando uma nova encarnação.
Posicionado no sexto sentido da vida ou linha de Umbanda, o Orixá governa o fator transmutador e é conhecido pelo mistério da sabedoria anciã. Obaluayê representa a sabedoria dos mais velhos, emanando a compreensão da vida, do próximo e da existência.
Pai Obaluayê simboliza a sabedoria e a tranquilidade, e sua irradiação está fortemente associada à linha de trabalho dos Pretos Velhos. Essas entidades, que preferem sentar em banquinhos a ficar em pé, falam de forma mansa e humilde, confortando com poucas palavras os corações aflitos.
Evoluir do estado de doença para a cura é um mistério de Obaluayê. Como Orixá bi-elemental, ele traz a estabilidade necessária para a sustentação da vida e a transmutação para que não haja estagnação. Por isso, Pai Obaluayê é considerado um Orixá terra-água, proporcionando tanto estabilidade quanto mobilidade.
Seu campo de força é o cemitério, mais precisamente o cruzeiro das almas, onde acredita-se que o lado esquerdo pertence a Omolu e o direito a Obaluayê por uma razão energética.
Os filhos de Obaluayê tendem a ter um aspecto depressivo e uma visão negativa da vida. Costumam ter semblante triste, reclamar da saúde e de dores, e são teimosos, não acreditando que sua situação pode melhorar, mesmo quando estão bem.
Por outro lado, são pessoas carinhosas e doces, mas seu lado ranzinza pode desanimar qualquer pessoa otimista. Frequentemente, apresentam manchas na pele e sentem dores no corpo. Podem ser vingativos e fazer com que os outros se sintam mal, mas, apesar desse lado negativo, são extremamente leais. Se você tem a confiança de um filho de Obaluayê, tem uma amizade para toda a vida.
São trabalhadores dedicados e zelosos em tudo o que fazem. Muito limpos e vaidosos, costumam ser atraentes, seja fisicamente ou espiritualmente, conquistando as pessoas sem esforço. Possuem uma alma brilhante como o Sol, são inquietos e mudam de opinião facilmente.
Relações:
- Irradiação: Transmutação e Evolução
- Campo de atuação: Transformação e evolução dos seres
- Elementos: Terra e água
- Cores: Violeta, branco, prateado e branco/preto
- Datas comemorativas: 16 de agosto e 17 de dezembro
- Dia da semana: Segunda-feira
- Sincretismo: São Lázaro e São Roque
- Termo: Atotô!
- Significado: Peço quietude, Meu Pai!
- Expressão corporal: fazer uma cruz no chão com a mão esquerda.