Orixá Nanã na Umbanda

Nanã é a divindade que representa o Trono da Evolução e Decantação, atuando junto com Obaluayê.

Conhecida como a Orixá dos mangues e pântanos, Nanã é vista como mãe e avó, sendo a “Senhora da Morte”, que cuida dos portais de entrada e saída das almas.

Sua energia é considerada presente desde a criação da humanidade, simbolizando a memória do povo, pois testemunhou a origem do Universo.

Nanã Buruquê governa uma dimensão composta por dois elementos: terra e água. Ela possui uma natureza cósmica, com foco no emocional dos seres, que, ao receberem suas irradiações, ficam em estado de quietude, podendo até ter suas evoluções interrompidas temporariamente.

Esses seres permanecem nesse estado até completarem uma decantação de seus vícios e desequilíbrios mentais. Nanã envolve o espírito que irá reencarnar em uma irradiação única, dissolvendo acúmulos energéticos e adormecendo suas memórias, preparando-o para uma nova vida na carne, onde não lembrará de suas vidas passadas.

Por isso, Nanã é associada à senilidade e à velhice, momentos em que as pessoas começam a esquecer suas experiências de vida.

Assim, um dos campos de atuação de Nanã é a “memória” dos seres.

Enquanto Oxóssi estimula o raciocínio, Nanã adormece os conhecimentos do espírito para que não interfiram no destino traçado para a encarnação.

A personalidade dos filhos de Nanã tende a ser conservadora ou até excêntrica, com grande apreço pelos padrões tradicionais da sociedade. No entanto, alguns possuem uma inclinação para coisas exóticas e fora do comum.

Os filhos de Nanã geralmente são pessoas de caráter altivo, levando suas convicções até as últimas consequências. São extremamente teimosos e podem ser rabugentos, ciumentos e possessivos. No entanto, quando se desenvolvem espiritualmente, podem se tornar grandes líderes empresariais e excelentes pais e mães. Exigem atenção e respeito, mas são generosos em retorno.

Os filhos de Nanã são reservados, demonstrando pouca alegria e interação social, especialmente com pessoas que não conhecem bem. Esse comportamento é temporário, pois eles se recolhem para reorganizar suas ideias e, depois, retornam ao convívio social renovados.

Como o Orixá, os filhos de Nanã têm uma grande capacidade de “filtrar” e aconselhar sobre os problemas das pessoas, sendo ótimos ouvintes e confidentes.

Socialmente, costumam aparentar calma, mas podem defender a família com vigor, mudando rapidamente de comportamento. De mansos e amáveis, podem se tornar agressivos e rancorosos, chegando a ser perigosos e assustadores.

Relações:

  • Irradiação: Decantação e Evolução
  • Campo de atuação: Evolução e Transmutação
  • Elementos: Água e Terra
  • Cores: Lilás, roxo e rosa
  • Data comemorativa: 26 de julho
  • Dia da semana: Domingo
  • Sincretismo: Nossa Senhora de Santana
  • Termo: Saluba Nanã!
  • Significado: Salve a Mãe das águas pantaneiras!
  • Expressão corporal: braços abertos e mãos espalmadas para baixo, fazendo movimentos circulares.

 

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados

error: Content is protected !!
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?