Iemanjá é o Orixá considerada a Grande Mãe, a Mãe da Geração.
A Mãe da Vida é representada pela água que dá vida. Seu principal campo de atuação é no amparo à maternidade, pois é a Senhora do mistério maternal.
Ela atua continuamente na manifestação das qualidades criativas do Divino Criador, abençoando todos os seres de maneira natural, sem forçar nada nem ninguém.
Sua irradiação divina promove o crescimento, estimulando a geração de vidas, ideias, fé, amor e conhecimento.
O elemento principal de Iemanjá é a água, simbolizando as emoções.
O mar, regido por ela, representa todas as águas, pois todas convergem para o mar. A ciência também sugere que a origem da vida está nas águas.
O mar ‘lava’ nossos problemas e mágoas, renovando nossa vontade de viver. Podemos pedir a Iemanjá que nos ajude a lidar e equilibrar nossas emoções.
Sua regência vai além da geração de seres através do sexo, pois as energias emanadas por ela nos trazem equilíbrio emocional e energético, criando novos caminhos e oportunidades em nossas vidas.
Os filhos de Iemanjá são pessoas emotivas, tratam a todos com educação e carinho.
Com forte senso maternal, independentemente do gênero, quem é filho de Iemanjá tende a ser superprotetor e a defender aqueles que ama com unhas e dentes.
Dão grande importância aos filhos, mantendo claros os conceitos de respeito e hierarquia na criação.
Sentem-se responsáveis por cada membro da família, oferecendo muito amor a todos e desejando mantê-los sob suas asas.
Os filhos de Iemanjá são considerados sofisticados, graciosos, preocupados com os outros e cuidam dos entes queridos.
Sem dúvida, são pessoas de enorme alegria que amam estar em família e com amigos, buscando sempre uma união equilibrada e estável.
Relações
- Irradiação: Geração
- Campo de atuação: Criatividade e Geração
- Elementos: Água
- Cores: Azul claro (também branco e prata)
- Data comemorativa: 2 de fevereiro, 8 de dezembro, entre outras
- Dia da semana: Sábado
- Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria
- Saudação: Odoyá e Odociaba
- Significado: Salve a Senhora das águas!
- Expressão corporal: Braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura, fazendo movimentos circulares
Fé, Amor, Verdade, Justiça e Caridade… Iemanjá é Mãe, força de criação, Senhora das águas… Salve Nossa Rainha… Odoyá Iemanjá!!!