Exu Mirim refere-se a seres de uma dimensão situada à Esquerda da nossa. Alguns possuem características infantis, mas os que se manifestam na Umbanda apresentam diferentes níveis de evolução de suas dimensões.
Na Umbanda, Exu, Pombagira, Exu Mirim e Pomba Gira Mirim compõem a força da esquerda. Importante esclarecer que Exu Mirim não é filho de Exu e Pombagira. Esses arquétipos são adotados pela Umbanda para integrar numa única linha de trabalho espiritual os seres das dimensões à nossa Esquerda.
Estamos espiritualmente ligados a eles (e a outros) por meio de linhas energéticas. Exu Mirim (à esquerda) e Erês (à direita) mantêm nosso equilíbrio, promovendo felicidade, disposição, alegria, comunicação e sonhos.
Exus Mirins possuem poderes extraordinários e nos auxiliam significativamente com sua energia estimulante. Eles também ajudam amparando os seres equilibrados e merecedores da proteção da Lei, removendo obstáculos e dificuldades em seus caminhos para que seus projetos bons, saudáveis e justos se realizem.
Exu Mirim corta intenções e ações negativas que possam prejudicar o equilíbrio da vida, a paz e a harmonia entre os seres. Eles também resolvem situações complicadas, promovem uma limpeza energética profunda e neutralizam magias negativas, principalmente projeções mentais negativas.
Relações
- Regência principal: À Esquerda da nossa dimensão
- Campo de atuação: Regeneração e Harmonia
- Cores: Preto, Vermelho e Preto e Vermelho (bicolor)
- Ervas: Casca de alho, casca de cebola, carapiá, laranja seca, limão, açoita cavalo, dandá, pinhão roxo, entre outras.
- Flores: Rosa branca e vermelha
- Bebidas: Vinhos doces e sucos de morango, cereja, acerola ou maçã
- Oferendas: Morango, cereja, maçã, romã, acerola, pêssego, limão e frutas vermelhas em geral. Mesclar com bebidas, flores e velas
- Banhos: Utilizar as ervas mencionadas em números ímpares (3, 5 ou 7)
- Saudação: Laroyê Exu Mirim!