Exu na Umbanda

Exu na Umbanda faz parte de uma linha de trabalho espiritual à Esquerda. Frequentemente, esses espíritos tiveram uma ou mais encarnações humanas, cometendo erros e alcançando sucessos, assim como todos os encarnados. Com suas experiências, compreenderam e restauraram o caminho da lei divina, obtendo permissão para se posicionarem na linha à esquerda dos Orixás e comprometendo-se a nos ajudar na evolução.

Exu, o guia de trabalho, e sua falange absorvem e eliminam a negatividade das existências que se desviaram da Lei Divina. Eles revitalizam as qualidades positivas dos seres, neutralizando seus magnetismos para que possam retomar o caminho da evolução.

O Orixá que rege a entidade Exu é o Orixá Exu. Na Umbanda, esse Orixá não é cultuado diretamente, mas ele existe e é ativo. Os Orixás existem em nossas vidas, mesmo que alguém não os conheça.

Exu de trabalho, na Umbanda, atua nos sete sentidos da vida, ou seja, na força de todos os Orixás. Por isso, Exu é considerado o dono da encruzilhada.

Na religião de Umbanda, a encruzilhada pode ser entendida como o encontro de duas realidades e duas verdades distintas, como matéria/astral, razão/emoção, luz/trevas, ou literalmente, o encontro de dois caminhos. Esta é uma manifestação da força de Exu, pois se reflete em todos os caminhos, lugares e passagens, não apenas nas encruzilhadas de rua. Todos os pontos onde a realidade entra e sai são pontos sólidos onde Exu se manifesta.

Atuação

Exu protege aqueles que devem ser protegidos pela lei sagrada, mas também atua como um aplicador da lei para intervir naqueles que violam as leis do criador, eliminando seus aspectos negativos. Exu estimula as qualidades positivas da vida e depois neutraliza seu magnetismo, permitindo que a existência tenha um caminho para reiniciar o trabalho evolutivo pelo qual todos são responsáveis.

Exu não ataca ninguém, intervindo apenas quando ordenado por leis superiores ou quando ativado por magia. Nas obras religiosas de Umbanda, a atuação de Exu é sempre regida pela lei divina e voltada para o bem.

Relações

  • Regência principal: Orixá Exu
  • Campo de atuação: Absorve, Neutraliza e Vitaliza os seres
  • Cores: Preto e bicolor Preto/Branco ou Preto/Vermelho
  • Ervas: Casca de alho, casca de cebola, dandá, pinhão roxo, entre outras
  • Flores: Antúrio, bigode de tigre, cabeça de elefante, cravo vermelho, entre outras
  • Bebidas: Aguardente, uísque, vinho seco e cerveja
  • Oferendas: Mescla de ervas, flores, velas e bebidas mencionadas
  • Banhos: Utilize as ervas mencionadas em números ímpares (3, 5 ou 7)
  • Saudação: Laroyê!

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados

error: Content is protected !!
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?