Dicionário da Umbanda

Àdúrà: É a reza de súplicas, dos pedidos.

Agô: Pedido de Licença.

Akué: Dinheiro.

Alguidar: Vasilha de barro.

Amaci: Líquido preparado de ervas sagradas. É destinado a banhar a cabeça dos médiuns.

Aruanda: Local do plano espiritual onde habitam guias e orixás que trabalham na umbanda.

Atibaia: Água.

Axé: Força mágica, representa a “cobertura espiritual ou “egrégora”.

Axogum: Literalmente, o possuidor do axé de Ogum.

Azudo: Anjo da guarda.

Banda: Esse termo vem da palavra em Quimbundo(dialeto angolano) MBANDA, e significa preceito ou fundamento religioso. Devido a uma palavra sânscrita BANDHA, pode significar laço, vínculo ou religião. Na Umbanda essa palavra é usada mais com esses últimos significados.

Bater cabeça: É um ato de profundo respeito, uma forma de saudação que se faz ao pé do Gongá.

Breve: Amuleto usado por dentro da roupa ou dentro de bolsas,carteiras, etc, para proteção.

Cacarucai: Indivíduo (encarnada ou desencarnada) muito idosa. É usada a forma CACARUCAIA, quando se trata de feminino. Usam-se também as formas CACURUCAI e CACURUCAIA.

Calunga Grande: Praia.

Calunga pequena: Cemitério.

Cambono: Nome dado a pessoa que atende as entidades incorporadas. Pode ser chamado também de Cambondo.

Campo santo: Cemitério.

Camutuê: Cabeça.

Capangueiro: Termo usado no sentido de companheiro.

Casa grande: Cemitério.

Casa santa: Cemitério.

Cavalo: Pessoa que serve de suporte para os orixás ou entidades. É o médium.

Cazuá: Terreiro, templo, local.

Coco: Cabeça.

Demanda: Disputa, questão, briga, desentendimento.

Descarregar: Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.

Dois Dois: Nome pela qual são designados os santos católicos Crispim e Crispiliano; também são assim designados os santos Cosme e Damião. Orixá africano IBEJI. Falange das crianças, na Umbanda.

Egun: Nome genérico que se dá aos espíritos desencarnados. Isto é, espirito dos mortos.

Entidades: em número incalculável, subordinados a um guia chefe.

Falange: Na Umbanda, é uma subdivisão de linha, onde se agrupam

Fechar a Gira: O mesmo que encerrar os trabalhos em um terreiro. Encerrar a sessão.

Feitiço: Feitiço é o mesmo que encantamento.

Firmar Ponto: É o ato de um Guia ou Entidade riscar seu ponto.

Fundamento: Base, razão de ser.

Fundanga: É o mesmo que pólvora.

Gira ou Engira: Sessão religiosa.

Gongá: Altar de Umbanda.

Guia I: Entidade espiritual de grande elevação, luminosidade e evolução que se apresenta pelos médiuns, nos terreiros de Umbanda, para fazer a caridade.

Guia II: Colar feito de conchas, contas, sementes, pedras ou metais, utilizados nos terreiros de Umbanda e dos cultos afros-brasileiros,p elos médiuns ou pelas entidades, como ponto de fixação de forças, proteção ou distintivo.

Ibejada: Nome dado no Brasil, às entidades que se apresentam sob a forma de crianças. São, conforme a crença geral, nos cultos afro-brasileiros e na Umbanda, as falanges dos Orixás gêmeos africanos.

Ibejis: Corruptela de IBEJI, Orixás gêmeos africanos que correspondem, no sincretismo afro-brasileiro, aos santos católicos Cosme e Damião.

Indáia – Mulher.

Jimbo – Dinheiro.

Jurema: Local sagrado, como Aruanda, onde se encontram os Caboclos.

Macaia: Folhas sagradas. Local das matas onde se reúnem os terreiros.

Macumba: Instrumento músico de percussão dos negros.

Macumbeiro: Aquele que pratica a macumba, ou seja, que toca o instrumento ou aprecia seu toque. Com o passar dos anos, as sessões em si passaram a ser chamadas de chamadas de “macumba” (errado). Despachos passaram a ser chamados de macumba (pelos totalmente leigos). O termo vou à macumba até poderia ser usado, se fosse no sentido de apenas ir ouvir o toque dos instrumentos.

Marafo/Marafa: cachaça

Menga: Sangue.

Ofò:  Rezas de encantamento.

Ori:  Cabeça.

Oríkì:  frases ou poemas que são formados para saudar(homenagear) o orixá referindo-se a sua origem, sua ancestralidade, suas histórias.

Orin:  Cânticos, cantos ou mesmo as cantigas.

Oti: Cachaça.

Pataco: Dinheiro.

Patuá: Amuleto. Antigamente eram saquinhos de couro ou de pano, com boca amarrada com cordão metálico, junto a uma conta de vidro da cor da divindade protetora. Atualmente são de forma quadrada ou retangular, em couro natural ou sintético, mas cores rituais, contendo Figas de Guiné,Búzio, Estrela de Salomão, etc; ou pedaços de ervas as vezes orações.

Pavio:  Vela.

Perna de calça:  Homem.

Pemba: Pedaço de giz usado para riscar os pontos das entidades.

Pito:  Cigarro, cachimbo.

Ponto riscado: Desenho formado por um conjunto de sinais cabalísticos, que riscado com pemba ajuda a chamar a entidade ao mundo terreno. Quando riscado pelo médium incorporado identifica a entidade.

Sebo:  Vela.

Toco:  Banco.

Trabucadô:  Trabalhador.

Trabucar:  Trabalhar.

Tupã: Deus.

Zambi: Deus.

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