A Porta de Entrada do Terreiro

Como entrar no templo:

O que diferencia um templo de um salão ou uma casa comum é o fato de que o templo é um local consagrado, que passou por um ritual de consagração, destinado aos rituais religiosos coletivos e no qual se encontra o altar.

Para se entrar em um templo o mais importante a se saber é o respeito que se deve ter. No entanto para um umbandista não basta ter respeito, é preciso demonstrar este respeito por meio de um ritual de gestos e posturas. O objetivo desta ritualística gestual é despertar no intimo de cada um a postura de humildade e respeito. Dentro deste contexto estes gestos e posturas abrem o universo sagrado ao umbandista evitando que ele esteja profanando o que é sagrado. Diante das entidades e divindades este comportamento de respeito, humildade e reverência demostra que tal pessoa é digna de estar ali e compartilhar dos mistérios sagrados e divinos que são ofertados para compartilhar entre todos.

7 REGRAS BÁSICAS PARA IR NUM TERREIRO DE UMBANDA


1. VESTIMENTA

O terreiro de Umbanda é um local de culto, sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras.
Grande parte das pessoas num terreiro estarão descalças, mas isto pode variar de terreiro para terreiro. Mas esteja preparada para a necessidade de tirar os sapatos antes de entrar no local.


2. O QUE FAZER QUANDO CHEGAR?

Assim que você chegar no terreiro, terá a necessidade de tirar um senha que dita sua posição na fila para o atendimento com o médium incorporado. Se existir um livro, assine também sua presença.
Você poderá ainda ver algumas pessoas dizendo umas frases enquanto estão com os dedos entrelaçados e mãos voltadas para baixo em frente a uma casinha na entrada (tronqueira). Esse é um ritual de agradecimento e de pedido de licença às Senhoras Pomba Giras e aos Senhores Exus.


3. COMO ESTAR DENTRO DO TERREIRO DE UMBANDA?

Um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Este é um local de encontro com Deus. Por isso, permaneça em silêncio e se deixe envolver por todos os rituais.


4. ANTES DE COMEÇAR

Antes da celebração, o(s) dirigente(s) do terreiro irão começar por fazer uma defumação na casa. Esse ritual se assemelha a uma normal defumação e servirá para minimizar as energias negativas que possam estar presentes. Mas há ainda outros rituais de abertura da gira que variam de casa para casa.


5. SOLO SAGRADO

Normalmente, o solo sagrado é um local separado dos restantes por correntes ou portões. Lá estarão o Pai de Santo (Sacerdote), a curimba, o médiuns, os cambones e o congá (altar). Em alguns terreiros, poderá também existir uma fonte.
Você só poderá entrar neste espaço depois de ser chamado, pois é aqui que os guias trabalham as bênçãos. Aqui pode ser obrigatório entrar descalço ou não dependendo da casa. Assim que entre, você deve encostar sua cabeça no altar, como sinal de respeito a Deus, aos Orixás e as entidades se for permitido ou seguir as orientações para receber o passe e a consulta.


6. MAGIA RISCADA

No chão, você poderá ver alguns símbolos, como velas, pedras, água e outros elementos e é isso que se chama de magia riscada (ponto riscado). São considerados comandos mágicos e aglutinadores de energia utilizados pelas entidades, não pise neles. Utilize roupas confortáveis e de cores claras, pois o passe é feito num local sagrado e, assim, é importante que o respeite.

7. SOM

A música é muito importante num terreiro. Os mestres Ogãs cantam e tocam os pontos que irão fomentar a energia vibratória da gira. Cada momento possui um ponto e todos os instrumentos são vistos como sagrados.

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados

error: Content is protected !!